quinta-feira, 21 de abril de 2016

MOTO GP


VELOCIDADE EM DUAS RODAS

   MotoGP ou Moto Grand Prix é a categoria máxima do Motociclismo e o mais antigo Campeonato do Mundo de desportos motorizados – o primeiro ano de competição teve lugar em 1949. O campeonato ainda é constituido pelas provas das categorias de Moto 3 (que desde 2012 substitui a categoria de cilindrada de 125 cc), e Moto2 (que desde 2010 substituiu a categoria de 250 cc).

   A categoria MotoGP foi criada em 2002 para substituir a categoria de 500cc. Desde então, até a temporada de 2006, as motos eram equipadas com motores 4 tempos e limitadas a 990cc. A partir de 2007 tiveram sua limitação feita em 800cc. Desde 2012 o limite de cilindrada é novamente de 1000cc.

   As motos usadas no MotoGP são construídas de propósito para as corridas – 'protótipos' – que não estão disponíveis para venda ao público em geral e que não podem circular de forma legal em vias públicas.Os regulamentos técnicos a que as equipes de Grandes Prêmios têm de submeter quando constroem as suas máquinas para competirem no MotoGP oferecem um guia simples do tipo de motos usadas pelos pilotos.

  Os motores permitidos em cada classe são:

   MotoGP - A partir da época de 2012, a capacidade máxima dos motores foi limitada a 1000cc com um máximo de quatro cilindros e um diâmetro de cilindro de 81mm – motores a 2-tempos não são permitidos. Um máximo de 5 motores pode ser usado por cada piloto permanente contratado ao longo de todas as corridas da época. A penalização pelo não cumprimento da regra leva o piloto a partir do pit lane 5 segundos após o início da corrida. Contudo, se um construtor não tiver ganho nenhuma corrida no seco desde 2013, ou se tiver entrado para o Campeonato desde essa altura, tem direito a 12 motores.

   A partir de 2014 as equipas que não forem inscritas directamente por um dos principais construtores ou formações satélite serão agrupadas na denominada “classe Open”. Enquanto todas as equipas de fábrica (inscrições MSMA) têm de usar a centraliza padrão da Magneti Marelli com o seu próprio software, a “classe Open”, independentemente da configuração mecânica, competem com hardware e software padrão. Do ponto de vista mecânico, a “classe Open” em 2014 é composta por protótipos (com software Magneti Marelli), chassis protótipo com motores com especificação de fábrica, bem como por motores de produção altamente afinados em chassis protótipo.


   Moto2™ - Moto2 - Motor Oficial de Moto2, actualmente fornecido pela Honda. É um motor de 600cc a 4 tempos.

  Moto3™ - máquinas de 250cc a 4 tempos e um cilindro

  Além da capacidade e número de cilindros de cada classe, o tipo de motor está restrito a motores de pistões recíprocos sem sobre-alimentação ou turbo, enquanto a moto não pode ter uma caixa com mais de seis velocidades.

Seguem-se os pesos mínimos permitidos:

MotoGP™ Até 800cc – 150 kg

Moto2™ piloto + moto 215 kg

Moto3™ moto + piloto 148 kg

   As equipes podem acrescentar lastro às suas motos para atingirem os pesos mínimos, sendo que o peso pode ser verificado no controle técnico inicial, mas o principal controle do peso é feito no final das sessões de treinos, ou no final da corrida. Para as classes de Moto2 e de Moto3 o peso verificado é o total do piloto com todo o equipamento de segurança, mais o peso da moto.

   Em circunstâncias normais, cada equipa de MotoGP™ tem duas motos preparadas para cada piloto para que não haja perdas de tempo no caso de uma moto problemática ter de ser substituída por outra antes do início da corrida, treino, ou qualificação. A época de 2006 assistiu à primeira aplicação da regra 'bandeira-a-bandeira' no Grande Prémio da Austrália, em Phillip Island, com os pilotos de MotoGP™ a trocarem para motos com pneus de chuva a meio da corrida. Na Moto2 e Moto3 os pilotos têm apenas uma moto.

   As motos de Grande Prêmio são produzidas para ganharem corridas e servirem de amotras das capacidades técnicas e de desenho dos respectivos construtores. Assim, as máquinas são construídas a partir de materiais caros, resistentes e muito leves, como titânio a fibra de carbono reforçada e beneficiam de um tipo de tecnologia avançada (travões de disco de carbono, sistemas de gestão do motor, controle de tração) que não são usados nas motos de produção. O valor de uma moto de ponta tem o seu custo final de 4 milhões de euros !!!

   Com milhões de fãs a verem cada jornada do Campeonato do Mundo, quando as motos estão em pista são também montras de numerosas grande marcas envolvidas nos patrocínios das equipas do MotoGP™. Cada moto apresenta um número de competição na frente e atrás e normalmente conta com as cores e logotipos dos respectivos patrocinadores principais de cada equipa, assim como muitos outros logotipos dos demais patrocinadores das equipes.

  Os maiores vencedores da MOTO GP..

Pos  Piloto                País                         Período            Total
1 Giacomo Agostini Itália                     1966–1975             15    
2 Ángel Nieto      Espanha                   1969–1984             13
3 Valentino Rossi    Itália                     1997–2015               9            
4 Mike Hailwood      Reino Unido        1961–1967               9  
5 Carlo Ubbiali      Itália                       1951–1960               9
6 John Surtees      Reino Unido          1956–1960               7   
7 Phil Read             Reino Unido         1964–1974               7
8 Geoff Duke      Reino Unido             1951–1955               6
9 Michael Doohan   Austrália              1994–1998               5


MotoGP, Calendário de 2016:

 Prova               Data           GP                          Circuito
1                      20/03           Qatar                      Circuito Internacional de Losail
2                      03/04           Argentina               Termas de Río Hondo
3                      10/04 América                 Circuito das Américas
4                      24/04 Espanha                 Jerez de la Frontera
5                      08/05           França                    Le Mans
6                      22/05 Itália                      Mugello
7                      05/06           Catalunha              Circuito de Barcelona-Catalunha
8                      26/06           Holanda                 TT Assen
9                      10/07           Alemanha              Sachsenring
10                    17/07           Inglaterra               Silverstone
11                    14/08           Áustria                   Red Bull Ring
12                    21/08 República Checa    Brno
13                    11/09 São Marino            Misano
14                    25/09 Aragão                   MotorLand Aragón
15                    09/10 Malásia                  Circuito Internacional de Sepang
16                    16/10 Japão                      Twin Ring Motegi
17                    23/10 Austrália   Phillip Island
18                    06/11 Valência   Comunidade Valenciana - 


Fonte: wikipédia / moto gp

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