quarta-feira, 2 de março de 2016

CENTENÁRIO LAMBORGHINI S.P.A


Lamborghini

   Automobili Lamborghini S.p.A é uma fabricante italiana de automóveis desportivos de luxo e de alto desempenho criada originalmente para competir com a Ferrari com sede no município Modena de Sant'Agata Bolognese.
  Tratado sem muita relevância por Enzo, recebeu uma resposta de nível semelhante a: "Você é um agricultor! Continue, então, dirigindo seus tratores e não fale dos meus carros". Ferruccio, sentindo-se ofendido, respondeu: "Ah, é? Então, eu vou lhe mostrar como se faz um carro esportivo".
 A companhia, que foi fundada em 1963 por Ferruccio Lamborghini (1916–1993) como uma filial da sua fábrica de tratores Lamborghini Trattori S.p.A., atualmente a Volkswagen AG e tem como subsidiaria a Audi AG onde intercambia tecnologias entre Audi R8 e os modelos mais recentes da Lamborghini.
   Ferruccio Lamborghini antes de fazer os carros, ele fazia tratores com motores de tanques da 2ª Guerra Mundial. Decidiu instalar-se em Sant’Agata Bolognese e contratou uma série de engenheiros de renome para construir os seus carros, como foi o caso de Bizzarrini, Dallara e Stanzani.

   Em 1964 foi produzido o primeiro carro Lamborghini, o modelo 350 GT, que combinava um chassis desenhado por Dallara com um motor V12 concebido por Bizzarrini. O carro fez bastante sucesso e foi produzido até 1968, depois de ter sido renovado em 1966. Ainda em 1966 foi lançado o mítico Lamborghini Miura, desenhado por Luigi Bertone e dotado também de um potente motor V12. Também este modelo foi um tremendo sucesso de vendas, sendo produzido até 1973.

Lamborghini 350 gt

  Em 1972,  nesse ano a Lamborghini vendeu 51% das suas acções a um empresário suíço, com os restantes 49% a serem entregues a outro suíço em 1974.
Pelo meio, em 1973 o Miura foi substituído por um outro modelo que também fez história no mundo dos carros de características desportivas, o Countach. Este carro tinha um design extremamente angular e aerodinâmico e estava dotado de um potente motor V12 traseiro de 4000 cc. O carro foi produzido com estas características até 1988, ano em que o motor passou a ter uma cilindrada de 5000cc.
No entanto, a empresa estava há muito tempo em dificuldades financeiras e em 1981 tinha sido vendida aos irmãos Mimram, que revitalizaram a marca.

Lamborghini Jalpa
   Nesse sentido, no ano de 1981 surgiu o Lamborghini Jalpa, que teve por base o Urraco, e em 1982 o Lamborghini LM002, uma novidade na marca, já que se tratava de um veículo off-road. Este jipe estava dotado de um motor Countach.
Em 1987, a marca norte-americana Chrysler comprou a Lamborghini e, além do substituto do Countach, começou a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1. A estreia nesta competição automobilística ocorreu em 1989, mas nunca teve sucesso. Desde 1998 a Lamborghini pertence ao grupo Volkswagen.
   Já o substituto do Countach, o Diablo, foi apresentado em 1990 e obteve grande sucesso, mantendo-se em produção para além do ano 2000.
Diablo
Countach

   O mais novo Lamborghini é o Huracán que chegou em 2014 para substituir o Gallardo. O Lamborghini Huracán traz uma nova tecnologia que é o chassis híbrido, feito de carbono e alumínio, o que deixa o carro 10% mais leve que seu antecessor e com uma carroceria 50% mais rígida.
Huracán
Gallardo
Gallardo da polícia italiana.

   A Lamborghini revelou, no Salão de Genebra, o Centenario, superesportivo de 780 cavalos de potência cujo nome homenageia os 100 anos do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini. Ele criou a icônica marca em 1963, em Sant'Agata Bolognese, e morreu em 1993.



   Baseada no Aventador, o modelo usa o mesmo motor V12, mas com mais potência: 780 cavalos, 20 cv a mais do que no esportivo de série. O propulsor faz o Centenario acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, de acordo com a fabricante. A velocidade máxima é de 337 km/h.
   Em Genebra, a Lamborghini apresentou o nome do novo comandante da marca: Stefano Domenicali, ex-chefe da equipe da Ferrari na Fórmula 1. A partir do próximo dia 15, ele ocupará o lugar de Stephan Winkelmann, que ainda conduziu a apresentação do novo carro.
   Winkelmann, que era o presidente-executivo da Lamborghini desde 2005, passa a ser o chefe da divisão Quattro da Audi, responsável pela tração integral da empresa alemã e também pela preparação de modelos S e RS. Ambas as marcas pertencem ao grupo Volkswagen..

Fonte: g1.com / wikipédia

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