REVIGORADO PORSCHE 911
Agora que o Porsche 911 Carrera passou a ser turbo em quase todas suas formas, o Turbo ganhou licença para reafirmar o seu nome. O modelo passou pelo primeiro facelift da geração 991 e se tornou ainda mais supercarro graças ao reforço na força e na brutalidade. Afinal, a sua missão é a mesma desde a primeira encarnação: peitar esportivos ainda mais superlativos do que o próprio 911 Carrera.
Nos boxes do circuito sul-africano de Kyalami estava em casa. O autódromo, que já abrigou provas de Fórmula 1, foi comprado e reformado pela Porsche. Para completar o pacote, o novo 911 Turbo trouxe uma pitada de hipercarro: o novo volante do 918 Spyder integrou um comando giratório com as regulagens de modo de comportamento, incluindo um botão de Resposta Esportiva (Sport Response), capaz de deixar o carro no seu modo mais brutal instantaneamente por 20 segundos.
Nem mesmo o Aston Martin do 007 tem um interruptor capaz de causar uma explosão desse tipo.Pudera, o renovado 911 Turbo S chegou aos 580 cv de potência e 71,4 kgfm de torque entre 2.100 e 4.250 rpm, enquanto o Turbo convencional fica em 540 cv e 57,1 kgfm. As turbinas de geometria variável se tornaram maiores para extrair mais do 3.8 seis cilindros boxer. Contudo, o modo mais explosivo se vale de um overboost para elevar a pressão total das turbinas a 1,3 bar - 1,15 bar normalmente -, o que joga a força total a 76,4 kgfm. Agora, a arrancada até os 100 km/h é cumpridas em 2,9 segundos. Em 9,9 segundos declarados, a barreira dos 200 km/h é rompida. Sem falar na velocidade máxima, capaz de encostar nos 330 km/h.
Ao dar a partida, tanto o spoiler dianteiro quanto o aerofólio ficam retraídos. O motorista pode acioná-los automaticamente por um botão. Ao acionar o Sport Plus, o modo de velocidade é acionado e estende os spoilers - 2,5 cm atrás. No modo mais elevado, são mais de 132 kg de downforce. Com 0,31 de coeficiente de penetração aerodinâmica, o 911 Turbo S está bem colocado no segmento.
Ficha técnica
Motor: Traseiro, longitudinal, seis cilindros, boxer, 24V, comando duplo, injeção direta de gasolina.
Cilindrada: 3.800 cm³
Potência: 580 cv a 6.750 rpm
Torque: 71,4/76,4 kgfm entre 2.250 e 4.000 rpm
Câmbio: Automático de dupla embreagem e sete marchas, tração integral permanente
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson (diant.) e e multilink (tras.)
Freios: Discos ventilados de material composto
Pneus: aro 20, 245/35 e 305/30
Dimensões: Comprimento 4,50 m; Largura 1,88 m; Altura 1,29 m; Entre-eixos 2,45 m
Tanque: 68 litros
Porta-malas: 115 litros (dianteiro) e 260 litros (traseiro)
Peso: 1.600 kg
Fonte: revista autoesporte.com / porsche.com
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