TECNOLOGIA EM ALTÍSSIMA VELOCIDADE
A primeira impressão que passa de serem praticamente iguais para os leigos, mas as duas categorias são bastante distintas.
Em matéria de ambiente, a Fórmula Indy, tem uma maneira de ser bem americanizada, com um sentido de esportividade superior à Fórmula 1, que tem um espírito de competitividade maior, e para por aqui mesmo. Isto se reflete fora das pistas também, onde encontramos um ambiente mais familiar e amigável na Indy, muito se deve ao campeonato que é disputado quase na sua totalidade em seu país de origem. Os prêmios em dinheiro que a Indy oferece, faz com que todos os pilotos saiam satisfeitos, pois só em fazer parte do grid de largada, você já está ganhando, além de fazer com que a equipe faça de tudo para manter o carro na pista até o final da corrida, pois cada volta completada representa um prêmio maior.
Já na Fórmula 1, o ambiente é mais pesado, e o clima mais tenso; pois tem muito dinheiro envolvendo a categoria, mas somente os pilotos que conseguem andar na ponta acabam por ganhar algum. E a briga para ser um "star" e conseguir um lugar ao sol, leva a uma competitividade maior dentro e fora das pistas.
Em aspectos técnicos, o Fórmula 1 é um carro de reações e acelerações mais rápidas, além de fazer curvas melhor que o Indy, pois é um carro construído com componentes mais leves. Já o Indy, tem uma velocidade final maior, por andar em circuitos ovais que não precisam de grandes ajustes na aerodinânica e oferece uma competitividade que não se vê na Fórmula 1. Um piloto e uma equipe que hoje faz a pole e ganha corrida, amanhã pode estar largando no final do pelotão. Existe um equilíbrio maior entre os carros e as equipes, pois apenas duas marcas de chassis e 3 de motores são usadas por todas as equipes, enquanto que na F1 as equipes são obrigadas a construir seus próprios carros.
Motivo de muito debate em 2015, a aerodinâmica dos carros da Indy sofrerá mudanças a partir de 2016. Além disso, o sistema de classificação para a prova de Indianápolis será modificado. Cada categoria corre com determinado motor com suas especificações, os motores da indy são fabricados pela Chevrolet e Honda que variam de 550 e 730 cavalos 2.2 litros biturbo dependendo da pressão dos turbos e uso do “push-to-pass“, 6 cilindros em “V”com abertura entre 60º e 90º, Combustível Etanol (álcool). Tanque 70 litros com reabastecimento livre e injeção direta de combustível nos cilindros, rotação máxima de 12.000 rpm.
Os carros da f1, motores 1.6 Litros Turbo entre 600/650 cavalos mais as unidades elétricas que dão mais potência ao motor, 6 cilindros com ângulo de abertura em “V” de 90º
Ers com 160 cavalos acionáveis por 33 segundos por volta, combustível gasolina, Tanque até 100 quilos por corrida (aprox. 139 litros) sem reabastecimento. São 4 válvulas por cilindro Injeção direta de combustível nos cilindros rotação máxima:15.000 rpm. Fabricantes: Mercedes, Ferrari, Renault e Honda.
Os carros da f1, motores 1.6 Litros Turbo entre 600/650 cavalos mais as unidades elétricas que dão mais potência ao motor, 6 cilindros com ângulo de abertura em “V” de 90º
Ers com 160 cavalos acionáveis por 33 segundos por volta, combustível gasolina, Tanque até 100 quilos por corrida (aprox. 139 litros) sem reabastecimento. São 4 válvulas por cilindro Injeção direta de combustível nos cilindros rotação máxima:15.000 rpm. Fabricantes: Mercedes, Ferrari, Renault e Honda.
Em comparação de orçamentos a distância fica maior ainda, a mais bem estruturada equipe da indy a penske, não chega nem perto do orçamento da menor equipe da f1, ao colocarmos lado a lado os carros para correr no mesmo circuito podemos ver o tamanho da diferença do f1 sobre o carro da indy.
Em 1971, um grande prêmio foi preparado justamente para se ver a diferença entre as 2 categorias. Foi o chamado Questor GP. A prova foi disputada no dia 28 de Março de 1971, em duas baterias (uma no oval e a outra no circuito misto), onde o tempo agregado de ambas sinalizaria o vencedor. No agregado, o piloto da F-1 Mario Andretti foi o vencedor.
Veja logo abaixo um comparativo de voltas no mesmo circuito.
Em 2002, tanto a F-1 quanto F-Indy andaram na pista de Montreal no Canadá (Circuito Gilles Villeneuve) com o mesmo traçado para as duas categorias.
* Pela Indy, Cristiano da Matta da Newman-Haas fez a pole com o tempo de 1:18.959
* Pela F-1, Juan Pablo Montoya da Williams fez a pole com o tempo de 1:12.836 - Alex Yoong da Minardi fechou o grid com o 1:17.347.
Em 2006, voltaram a mesma pista, com a mesma alteração da chincane para a F-1.
* Pela Indy, Sebastién Bourdais da Newman Hass fez a pole com o tempo 1:20.005
* Pela F-1, Alonso fez a pole com o tempo de 1:14.942 e Franck Montagny da Super Aguri fechou o grid com o tempo 1:19.152.
Ainda hoje a fórmula1, é superior a fórmula indy em tecnologia, corpo técnico e principalmente onerosa.
Fonte: wikipédia / f1.com / indy.com / uol by suzane.
Em 1971, um grande prêmio foi preparado justamente para se ver a diferença entre as 2 categorias. Foi o chamado Questor GP. A prova foi disputada no dia 28 de Março de 1971, em duas baterias (uma no oval e a outra no circuito misto), onde o tempo agregado de ambas sinalizaria o vencedor. No agregado, o piloto da F-1 Mario Andretti foi o vencedor.
Veja logo abaixo um comparativo de voltas no mesmo circuito.
Em 2002, tanto a F-1 quanto F-Indy andaram na pista de Montreal no Canadá (Circuito Gilles Villeneuve) com o mesmo traçado para as duas categorias.
* Pela Indy, Cristiano da Matta da Newman-Haas fez a pole com o tempo de 1:18.959
* Pela F-1, Juan Pablo Montoya da Williams fez a pole com o tempo de 1:12.836 - Alex Yoong da Minardi fechou o grid com o 1:17.347.
Em 2006, voltaram a mesma pista, com a mesma alteração da chincane para a F-1.
* Pela Indy, Sebastién Bourdais da Newman Hass fez a pole com o tempo 1:20.005
* Pela F-1, Alonso fez a pole com o tempo de 1:14.942 e Franck Montagny da Super Aguri fechou o grid com o tempo 1:19.152.
Ainda hoje a fórmula1, é superior a fórmula indy em tecnologia, corpo técnico e principalmente onerosa.
Fonte: wikipédia / f1.com / indy.com / uol by suzane.
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