TECNOLOGIA EM ALTÍSSIMA VELOCIDADE
A primeira impressão que passa de serem praticamente iguais para os leigos, mas as duas categorias são bastante distintas.


Em aspectos técnicos, o Fórmula 1 é um carro de reações e acelerações mais rápidas, além de fazer curvas melhor que o Indy, pois é um carro construído com componentes mais leves. Já o Indy, tem uma velocidade final maior, por andar em circuitos ovais que não precisam de grandes ajustes na aerodinânica e oferece uma competitividade que não se vê na Fórmula 1. Um piloto e uma equipe que hoje faz a pole e ganha corrida, amanhã pode estar largando no final do pelotão. Existe um equilíbrio maior entre os carros e as equipes, pois apenas duas marcas de chassis e 3 de motores são usadas por todas as equipes, enquanto que na F1 as equipes são obrigadas a construir seus próprios carros.

Os carros da f1, motores 1.6 Litros Turbo entre 600/650 cavalos mais as unidades elétricas que dão mais potência ao motor, 6 cilindros com ângulo de abertura em “V” de 90º
Ers com 160 cavalos acionáveis por 33 segundos por volta, combustível gasolina, Tanque até 100 quilos por corrida (aprox. 139 litros) sem reabastecimento. São 4 válvulas por cilindro Injeção direta de combustível nos cilindros rotação máxima:15.000 rpm. Fabricantes: Mercedes, Ferrari, Renault e Honda.
Em comparação de orçamentos a distância fica maior ainda, a mais bem estruturada equipe da indy a penske, não chega nem perto do orçamento da menor equipe da f1, ao colocarmos lado a lado os carros para correr no mesmo circuito podemos ver o tamanho da diferença do f1 sobre o carro da indy.
Em 1971, um grande prêmio foi preparado justamente para se ver a diferença entre as 2 categorias. Foi o chamado Questor GP. A prova foi disputada no dia 28 de Março de 1971, em duas baterias (uma no oval e a outra no circuito misto), onde o tempo agregado de ambas sinalizaria o vencedor. No agregado, o piloto da F-1 Mario Andretti foi o vencedor.
Veja logo abaixo um comparativo de voltas no mesmo circuito.
Em 2002, tanto a F-1 quanto F-Indy andaram na pista de Montreal no Canadá (Circuito Gilles Villeneuve) com o mesmo traçado para as duas categorias.
* Pela Indy, Cristiano da Matta da Newman-Haas fez a pole com o tempo de 1:18.959
* Pela F-1, Juan Pablo Montoya da Williams fez a pole com o tempo de 1:12.836 - Alex Yoong da Minardi fechou o grid com o 1:17.347.
Em 2006, voltaram a mesma pista, com a mesma alteração da chincane para a F-1.
* Pela Indy, Sebastién Bourdais da Newman Hass fez a pole com o tempo 1:20.005
* Pela F-1, Alonso fez a pole com o tempo de 1:14.942 e Franck Montagny da Super Aguri fechou o grid com o tempo 1:19.152.
Ainda hoje a fórmula1, é superior a fórmula indy em tecnologia, corpo técnico e principalmente onerosa.
Fonte: wikipédia / f1.com / indy.com / uol by suzane.
Em 1971, um grande prêmio foi preparado justamente para se ver a diferença entre as 2 categorias. Foi o chamado Questor GP. A prova foi disputada no dia 28 de Março de 1971, em duas baterias (uma no oval e a outra no circuito misto), onde o tempo agregado de ambas sinalizaria o vencedor. No agregado, o piloto da F-1 Mario Andretti foi o vencedor.
Veja logo abaixo um comparativo de voltas no mesmo circuito.
Em 2002, tanto a F-1 quanto F-Indy andaram na pista de Montreal no Canadá (Circuito Gilles Villeneuve) com o mesmo traçado para as duas categorias.
* Pela Indy, Cristiano da Matta da Newman-Haas fez a pole com o tempo de 1:18.959
* Pela F-1, Juan Pablo Montoya da Williams fez a pole com o tempo de 1:12.836 - Alex Yoong da Minardi fechou o grid com o 1:17.347.
Em 2006, voltaram a mesma pista, com a mesma alteração da chincane para a F-1.
* Pela Indy, Sebastién Bourdais da Newman Hass fez a pole com o tempo 1:20.005
* Pela F-1, Alonso fez a pole com o tempo de 1:14.942 e Franck Montagny da Super Aguri fechou o grid com o tempo 1:19.152.
Ainda hoje a fórmula1, é superior a fórmula indy em tecnologia, corpo técnico e principalmente onerosa.
Fonte: wikipédia / f1.com / indy.com / uol by suzane.
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