segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

TECNOLOGIA NA ÁGUA.

CAMPEONATO MUNDIAL DE POWERBOAT

  Em razão de suas características, as lanchas de motonáutica são consideradas integrantes da Fórmula 1 dos mares e represesas e inauguraram uma nova modalidade esportiva que vem sendo aos poucos difundidas no país pela Confederação Brasileira de Vela e Motor. 


  Guiadas por dois pilotos (um que dirige e outro que acelera), as lanchas de alta velocidade já conquistaram adeptos e praticantes em muitos países do mundo e de uns anos pra cá, vem garantindo um público fiel, inclusive aqui no Brasil.A modalidade esportiva ainda não tem um expressivo número de atletas profissionais, até mesmo porque é uma atividade cara e que exige uma constante e custosa manutenção. Segundo indicativos, cada lancha tem o valor aproximado de R$ 1,8 milhão. 

  Em média, as lanchas de corrida alcançam 270km/h e há diversas possibilidades de tamanhos e dimensões de embarcações nas competições, sobre o mesmo percurso.  Há lanchas de menor porte, como 25 CC e até grandes máquinas, de até 5000CC.

  O “F1 Powerboat World Championship”, ou seja, o Mundial de Motonáutica é a principal competição internacional da modalidade, com regras similares à Fórmula 1. A primeira temporada da competição foi realizada em 1981 e hoje em dia são realizadas etapas internacionais em muitos países. Em 2010, uma etapa dessa competição foi realizada no Brasil, com a participação de Eike Batista, amante do esporte.



Semelhante à F1, a corrida de lancha de powerboat é um evento internacional disputado em algunas países a cada temporada. As provas são realizadas em uma área de aproximadamente 350 metros, com várias voltas e que duram aproximadamente 45 minutos no total.

Os barcos são feitos de fibra de carbono, e devem ser extremamente velozes e manobráveis. Cada vez mais, são investidos em tecnologia e dinheiro para o desenvolvimento dessas máquinas.      Geralmente, essas lanchas pesam em média 390 kg, incluindo 118 kg do motor e tem 6 metros de comprimento por 2 metros de largura. O desenho do casco forma um túnel aerodinâmico como um tipo de asa na plataforma e sob a superfície do casco. Isso ajuda a levantar a lancha e reduz o arrasto, de modo permitindo mais velocidade para a embarcação com menos atrito com a água.



  Embora existam patrocinadores da equipe, o esporte ainda é amador e financiado por uma mistura de investimento privado e patrocinadores comerciais. Outro ponto delicado nessa modalidade é a questão da segurança. Apesar de toda a segurança exigida e respeitada (na maioria das vezes), a motonáutica é um esporte de algo risco e infelizmente acidentes são inevitáveis.
 Formada em 2008, a WPPA é uma organização Com sede em Dubai, Emirados Árabes Unidos, WPPA é dirigido por HE Saif Markhan Al Ketbi, o Presidente do Conselho de Administração, enquanto Dr. Khalid Al Zahed é o seu vice-presidente. O conselho supervisiona a gestão do negócio e seus casos com forte foco nos interesses do esporte e seus stakeholders, melhorando a governança corporativa.


Fonte:f1h2o.com / livresportes.com.

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