quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

KARTISMO.


VOANDO BAIXO

O kart é uma modalidade do automobilismo composto por mini-monopostos dotados de motores de dois ou quatro tempos, refrigerados a água ou a ar. Têm chassis tubular e peso variando entre 70 e 150 quilos, dependendo do modelo.
   Sem suspensão e com ou sem elementos de carroceria, com quatro rodas, sendo que as duas rodas dianteiras exercem o controle de direção, e as rodas traseiras são as que recebem a força de tração, que pode ser por intermédio de pedais ou de um motor. Suas partes principais são: o chassi (incluída a carroceria), os pneus, o motor.
  Muitas vezes são pilotados como um hobby, sem necessariamente ser profissional. O kartismo é reconhecido como a porta de entrada para outras formas de automobilismo, geralmente mais caras e mais complexas. São mundialmente conhecidos por formar pilotos de destaque em categorias internacionais, como Ayrton Senna, Michael Schumacher, Rubens Barrichello, Alain Prost, Nelson Piquet, dentre tantos outros.

 Os karts foram originalmente criados nos Estados Unidos nos anos 50 após a Segunda Guerra Mundial por pilotos de aviões interessados em inventar um desporto para os tempos de folga. O norte-americano Art Ingels é internacionalmente conhecido como o pai do kart. 
  Ele construiu o primeiro kartódromo no sul da Califórnia em 1956. O desporto rapidamente se espalhou para outros países e atualmente é muito praticado na Europa.

  No Brasil, o kart começou a tomar forma na década de 60, mesma época em que surgiu a fábrica Kart Mini, que até hoje produz estes carros. Atualmente, a corrida de maior destaque do kart nacional é o Campeonato Brasileiro, seguido pela Copa Brasil, GP Brasil, e os campeonatos inter-estaduais como Sul-Brasileiro, Centro-Oeste e, mais recentemente, Sudeste.
  Em Minas Gerais muitos pilotos se destacaram na modalidade, principalmente por não existir um autódromo homologado no estado. Dentre eles merecem destaque Cristiano da Matta, Rafa Matos e Bruno Junqueira que chegaram às categorias Top do automobilismo. Além deles, Clemente Faria Júnior, Alberto Valério, Guilherme Silva, Daniel Cançado, Fernando Resende Filho, João Pedro Archer, Wallace Soares, Renê Renault, Flávio Costa, Guildner Carvalho, Evaldo Novaes, Marcelo Solmucci, dentre tantos outros fazem e fizeram a história recente do kartismo na região metropolitana de Belo Horizonte.

   O kart é o primeiro e mais importante estágio para o futuro piloto. É lá que a maioria dos bons pilotos se formaram. A seguir iremos apresentar as categorias, os chassis, motores, pneus, regulamentos, além de muitas fotos. Como em todo esporte profissional ou amador, o kart, é dividido em categorias, de acordo com a idade e experiência de um piloto. São a cadete, Júnior Menor, Júnior Maior (para jovens abaixo de 14 anos), Novatos, Graduados B, Graduados A (categoria TOP para pilotos abaixo de 25 anos), Sênior B e Sênior A (categoria TOP para pilotos acima de 25 anos).


Fonte: rbcracing.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário