ASAS INDOMÁVEIS
O evento Red Bull Air Race World Series, sugiu em 2003, criado pela empresa Red Bull. Trata-se de uma série internacional de corridas aéreas com a participação dos pilotos mais hábeis do mundo, em que os concorrentes devem percorrer um circuito no céu com obstáculos no menor tempo possível. Os pilotos voam individualmente contra o tempo passando por pilões especiais, conhecidos como "air gates".
As corridas costumam acontecer em aeródromos, mas também acima das cidades, do mar ou das maravilhas naturais. Comumente acompanhadas por shows aéreos.
O evento atrai multidões e também é transmitido pelo mundo pelos principais canais de televisão.
Nas corridas, 14 pilotos competem uns contra os outros. O vencedor da corrida é o concorrente que realiza o melhor tempo depois de duas voltas no mesmo circuito.
Os pilotos competem em um circuito torcido com cinco grupos de obstáculos especialmente erguidos do pilão do "spinnaker". Voar com atitudes contras as regras ocasionam desqualificação ou acréscimo ao tempo de vôo. Os seis primeiros pilotos de cada etapa do Air Race ganham de 6 a 1 ponto, ganhando o vencedor 6 pontos e o sexto colocado 1 ponto. O piloto que tiver mais pontos no fim da temporada se torna o campeão mundial do Red Bull Air Race.
O evento teve suas idealizações iniciadas no ano de 2001, depois dos esforços da Red Bull em criar um evento de aviação, cujo objetivo era desafiar alguns dos melhores pilotos do mundo na velocidade, na precisão e na habilidade.
Com estes critérios, a Red Bull aproximou-se de Péter Besenyei, então campeão por duas vezes do Campeonato Mundial de Acrobacias, procurando usar suas habilidades e sua experiência para adaptar o conceito às situações reais da corrida. Dois anos do planeamento culminaram na primeira Red Bull Air Race que ocorreu em Zeltweg, Áustria em 2003 durante a mostra de AirPower.
O Brasil faz parte da rota de realização das provas da corrida aérea e na temporada de 2010 participou o piloto brasileiro Adilson Kindlemann, que sofreu um acidente durante os preparativos para a prova a se realizar na Austrália. O avião de competição (um Mx-2) caiu na água, porém o piloto não teve ferimentos graves.
A prova que seria realizada no circuito de seis quilômetros sobre o Rio Swan não foi realizada. A equipe de resgate levou cerca de 42 segundos para efetuar o socorro, agindo de forma eficaz e rápida.
Acerca das regras, os pilotos devem passar pelos "air gates" corretamente ao terminar as manobras acrobáticas requeridas. Três tipos diferentes de gates requerem uma maneira específica do cruzamento. Os azuis devem ser cruzadas no vôo nivelado, os vermelhos devem ser cruzadas no "knife-edge" ou no vôo vertical, e nos gates do circuito de acordo com o que seu nome implica. As penalidades são usadas quando há violações das regras, onde serão descontados 10 segundos em cada gate tocado. Serão descontados 3 segundos quando a manobra acrobática estiver errada e quando a passagem pelo gate for incorreta.
Os concorrentes usam aviões acrobáticos high-end tais como Zivko Edge 540X, MXR Technologies MX2, e Extra 300, que são equipados com motores Lycoming. Os concorrentes podem desenvolver aprimoramentos em suas naves, de forma que melhorem seu desempenho, bem como os tempos.
O calendário disponibilizado até o momento, conta com as seguintes datas:
Abu Dhabi, UAE (Março, 11-12)
Spielberg, Áustria (Abril, 23-24)
Japan*
Budapest, Hungria (Julho, 16-17)
Ascot, Grã-Bretanha (Agosto, 13-14)
Lausitzring, Alemanha (Setembro, 3-4)
Indianapolis, Indiana, EUA (Outubro, 1-2)
Las Vegas, Nevada, EUA (Outubro, 15-16)
Fonte: Redbullairrace.com / Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário