sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

GIRO ALTO


DIFERENÇAS QUE PERMEIAM OS CARROS ASPIRADOS E TURBINADOS



Carros Aspirados
Os carros que utilizam do método aspirado visam o ganho de mais potencia do motor, conseguindo um maior número de rotações. Para que o motor renda mais é preciso que ele gire mais, e isto é obtido principalmente com a substituição do comando de válvulas original por um esportivo, que faz com que as válvulas permaneçam abertas por mais tempo, proporcionando assim um melhor enchimento dos cilindros.


No entanto, a substituição do comando de válvulas exige a recalibração do carburador original ou, então, substituição do mesmo, assim como a troca de injeção eletrônica por um programável ou até mesmo aumentando a vazão dos bicos injetores, além de uma afinação do motor. Outros itens bastante abordados na preparação aspirada do motor são: o retrabalho do cabeçote e a substituição do coletor de escape original por um do tipo 4x1, além de velas, bobina e filtro de ar esportivo.

Este método tende a ter baixo custo e facilidade de preparação em relação ao turbo, quando se almeja um aumento de potência de até 30%. As principais desvantagens ficam por conta da perda de torque em baixas rotações, e instabilidade da marcha lenta, além do consumo excessivo em alguns casos.
Exemplos: Gol, Uno, Corsa, Palio, Kombi, Ferrari F-40, BMW M3.



Carros Turbinados
O método turbinado consiste na instalação de uma turbina no motor, especificamente no coletor de escapamento. Um turbo compressor, equipamento parecido com um caracol duplo, dotado de duas hélices em seu interior, uma em cada caracol, onde, uma é acionada pela passagem dos gases de escapamento e gera um fluxo de ar que movimenta a outra hélice, que por sua vez envia ao motor ar comprimido, ou seja, a partir deste momento, o motor recebe a mistura no interior dos seus cilindros na forma pressurizada e não mais aspirada, em outras palavras, não é mais o motor que puxa o ar para o seu interior, e sim a turbina que o empurra para dentro do mesmo, gerando assim um melhor enchimento dos cilindros, o que proporciona uma explosão mais forte e consequentemente mais potência. 


Os carros turbos tendem a preservar as características originais do motor e o fato de não precisar esticar as marchas para obter o maior potência. No entanto, há um desgaste prematuro de peças, há cerca de 50 % de ganho de potência.
A grande maioria dos carros pode ser turbinada, porém alguns veículos, ainda não possuem kits produzidos especificamente para eles, nesse caso a solução é kit por encomenda ou adaptações.
Todas as características técnicas do automóvel serão preservadas se a pressão não exceder a 0,6 kg. Ou seja, a pressão que se almeja e é recomendada para a maioria dos motores é de 0,5 kg, o que proporciona cerca de 50% a mais de potência.
“A lei proíbe a instalação de equipamentos e acessórios que alterem as características técnicas do veiculo, e o turbo, desde que utilize o combustível original, não se enquadra nesta proibição, conforme lei.”
A durabilidade de um motor turbinado é proporcional à pressão que ele utiliza. Com 0,5 kg de pressão, a durabilidade do motor é praticamente a mesma que a do motor original, e os riscos de quebras são mínimos. 
Exemplos: Gol e Parati G3 turbo, Marea turbo, Uno turbo, Audi 1.8t, Golf GTi.


Considerações:
Contudo, conclui-se que o carro turbinado usa um sistema mecânico que aproveita os gases do escape para comprimir mais ar na mistura ar/combustível, com muita pressão. Já o carro aspirado usa apenas a força da gravidade para injetar combustível no motor.


Fonte: Blog Canal da Peça / Estilo Racing

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