TEMPORADA COPA MERCEDES 2016
O Mercedes-Benz Grand Challenge, surgiu no ano de 2011 quando a Mercedes decidiu laçar, no Brasil, uma nova categoria no automobilismo. A categoria foi disputada com 8 etapas em rodada dupla, todas em conjunto com o Itaipava GT Brasil. A primeira prova foi disputada no dia 21 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, composto por 22 pilotos, que utilizaram os modelos oficiais Mercedes-Benz Classe C 250 CGI.
Com cinco vitórias nas 16 corridas da temporada, a dupla de pilotos João Campos e Márcio Campos, pai e filho, garantiram o título do Mercedes-Benz Grand Challenge.
Já no ano de seguinte, houve alterações no regulamento e sistema de disputa, de forma que assegurassem ainda mais competitividade e equilíbrio à segunda temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge.
Além da categoria tradicional, entrou em cena ainda a categoria Master, específica para os pilotos Bronze, sem limite de idade. Na terceira temporada, o palco de estreia do Mercedes-Benz Grand Challenge foi o Circuito de Rua do Anhembi, em São Paulo. Juntamente ao Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, a competição contou com o modelo oficial Mercedes-Benz C 250 Turbo, e foi decidida nas últimas curvas da prova final, em Tarumã-RS.
Em 2014, a quarta temporada do Mercedes-Benz Challenge apresentou o modelo CLA 45 AMG Racing Series para compor a classe principal da categoria (CLA AMG Cup), correndo junto dos C250 Turbo que passaram a integrar a classe light (C250 Cup). Pilotos lutando pelo bicampeonato e mais, para escrever o nome na história como o primeiro campeão de um modelo Mercedes que estreou em competições justamente no Brasil.
A honra coube a Arnaldo Diniz Filho, que com a equipe Comark Racing conquistou duas vitórias e duas pole positions, terminando o campeonato com 94 pontos. Já na C250 Cup, Christian Möhr fechou o ano com 106 pontos e uma vitória pela RSports Racing com apenas sete pontos de vantagem para Cesare Marrucci, da Cordova Motorsports; enquanto na C250 Cup Master o título ficou nas mãos da dupla da Paioli Racing, formada por Marcos Paioli e Peter Gottschalk com 122 pontos, 11 a mais do que o vice-campeão Beto Rossi.
Na CLA Master, Carlos Kray também foi um frequentador assíduo do pódio com sete presenças entre os três primeiros (com duas vitórias), e foi o campeão em cima de Neto De Nigris.
A classe C250 Cup teve disputa apertadíssima entre Peter Michel Gottschalk e a dupla formada por Luiz Sena Jr e Cleiton Campos. Os postulantes ao título chegaram a Interlagos para a etapa final separados por apenas três pontos. Foi a briga das vitórias contra a regularidade, e com quatro triunfos, Peter “Tubarão” levou a melhor na disputa.
Há de se evidenciar a sétima e penúltima etapa, em Interlagos, um dos eventos preliminares do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.
Atualmente o Mercedes-Benz Challenge se mantém com as modalidades:
CLA AMG, um segmento completamente novo, como ocorreu anteriormente com o CLS 63 AMG Shooting Brake (2012) e o CLS 55 AMG (2004). Quando foram lançados, nenhum desses modelos AMG tinha competidores diretos, mas acabaram inspirando outros fabricantes de automóveis. Motor turbinado, de quatro cilindros de série mais potente do mundo, tração integral e a transmissão esportiva SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades - o CLA 45 AMG traz o mesmo sistema propulsor que já equipa o A 45 AMG, para chegar a um desempenho altamente dinâmico e eficiente. (mbchallenge, 2016).
Mercedes-Benz C250, que é a junção da funcionalidade de um carro de corrida, combinada com aspectos de segurança e conforto exemplares. A estrutura de segurança em aço cromo molibdênio foi desenvolvida de acordo com as especificações da FIA, e não apenas proporciona a proteção do piloto, mas também reforça a estrutura do automóvel (mbchallenge, 2016).
FICHA TÉCNICA
Modelo baseado no C250 Turbo Sport
Motor 4 cilindros de tração traseira - turbo alimentado
Potência de 225 cv
Peso 1.350 kg
Comprimento 4.591 metros
Largura 1.770 metros
FICHA TÉCNICA
Modelo baseado no CLA 45 Turbo Sport
Motor 4 cilindros de tração traseira - turbo alimentado
Potência de 360 cv
Peso 1.350 kg
Comprimento 4.591 metros
Largura 1.770 metros
Confira o calendário da temporada, abaixo:
06 de Março - Autódromo Internacional de Curitiba
22 de Maio - Autódromo Internacional de Goiânia
26 de Junho - Autódromo Internacional de Tarumã
17 de julho - Autódromo Internacional de Cascavel
11 de Setembro - Autódromo José Carlos Pace
06 de Novembro - Autódromo Internacional de Goiânia
20 de Novembro - Circuito dos Cristais - Curvelo
11 de Dezembro - Autódromo José Carlos Pace
Fonte: Stockcar.com / mbchallenge.com
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