domingo, 21 de fevereiro de 2016

MERCEDES-BENZ CHALLENGE CUP


TEMPORADA COPA MERCEDES 2016



   O Mercedes-Benz Grand Challenge, surgiu no ano de 2011 quando a Mercedes decidiu laçar, no Brasil, uma nova categoria no automobilismo. A categoria foi disputada com 8 etapas em rodada dupla, todas em conjunto com o Itaipava GT Brasil. A primeira prova foi disputada no dia 21 de maio no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, composto por 22 pilotos, que utilizaram os modelos oficiais Mercedes-Benz Classe C 250 CGI.



   Com cinco vitórias nas 16 corridas da temporada, a dupla de pilotos João Campos e Márcio Campos, pai e filho, garantiram o título do Mercedes-Benz Grand Challenge.
Já no ano de seguinte, houve alterações no regulamento e sistema de disputa, de forma que assegurassem ainda mais competitividade e equilíbrio à segunda temporada do Mercedes-Benz Grand Challenge.

    Além da categoria tradicional, entrou em cena ainda a categoria Master, específica para os pilotos Bronze, sem limite de idade. Na terceira temporada, o palco de estreia do Mercedes-Benz Grand Challenge foi o Circuito de Rua do Anhembi, em São Paulo. Juntamente ao Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, a competição contou com o modelo oficial Mercedes-Benz C 250 Turbo, e foi decidida nas últimas curvas da prova final, em Tarumã-RS.



   Em 2014, a quarta temporada do Mercedes-Benz Challenge apresentou o modelo CLA 45 AMG Racing Series para compor a classe principal da categoria (CLA AMG Cup), correndo junto dos C250 Turbo que passaram a integrar a classe light (C250 Cup). Pilotos lutando pelo bicampeonato e mais, para escrever o nome na história como o primeiro campeão de um modelo Mercedes que estreou em competições justamente no Brasil.

   A honra coube a Arnaldo Diniz Filho, que com a equipe Comark Racing conquistou duas vitórias e duas pole positions, terminando o campeonato com 94 pontos. Já na C250 Cup, Christian Möhr fechou o ano com 106 pontos e uma vitória pela RSports Racing com apenas sete pontos de vantagem para Cesare Marrucci, da Cordova Motorsports; enquanto na C250 Cup Master o título ficou nas mãos da dupla da Paioli Racing, formada por Marcos Paioli e Peter Gottschalk com 122 pontos, 11 a mais do que o vice-campeão Beto Rossi.


   Foram quatro vencedores diferentes na CLA AMG Cup e a disputa pelo título sendo polarizada entre Fernando Júnior e Adriano Rabelo, dupla responsável por cinco das oito vitórias disputadas na temporada. O cearense da Cordova Motorsport começou na frente vencendo as duas primeiras corridas, mas o gaúcho da WCR Team se recuperou e passou o concorrente apresentando um desempenho constante e um ritmo fortíssimo e subiu ao pódio sete vezes em oito provas.
  Na CLA Master, Carlos Kray também foi um frequentador assíduo do pódio com sete presenças entre os três primeiros (com duas vitórias), e foi o campeão em cima de Neto De Nigris.

  A classe C250 Cup teve disputa apertadíssima entre Peter Michel Gottschalk e a dupla formada por Luiz Sena Jr e Cleiton Campos. Os postulantes ao título chegaram a Interlagos para a etapa final separados por apenas três pontos. Foi a briga das vitórias contra a regularidade, e com quatro triunfos, Peter “Tubarão” levou a melhor na disputa.
Há de se evidenciar a sétima e penúltima etapa, em Interlagos, um dos eventos preliminares do Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1. 
  Atualmente o Mercedes-Benz Challenge se mantém com as modalidades:
CLA AMG, um segmento completamente novo, como ocorreu anteriormente com o CLS 63 AMG Shooting Brake (2012) e o CLS 55 AMG (2004). Quando foram lançados, nenhum desses modelos AMG tinha competidores diretos, mas acabaram inspirando outros fabricantes de automóveis. Motor turbinado, de quatro cilindros de série mais potente do mundo, tração integral e a transmissão esportiva SPEEDSHIFT DCT de sete velocidades - o CLA 45 AMG traz o mesmo sistema propulsor que já equipa o A 45 AMG, para chegar a um desempenho altamente dinâmico e eficiente. (mbchallenge, 2016).



Mercedes-Benz C250, que é a junção da funcionalidade de um carro de corrida, combinada com aspectos de segurança e conforto exemplares. A estrutura de segurança em aço cromo molibdênio foi desenvolvida de acordo com as especificações da FIA, e não apenas proporciona a proteção do piloto, mas também reforça a estrutura do automóvel (mbchallenge, 2016).

 FICHA TÉCNICA
 Modelo baseado no C250 Turbo Sport
 Motor 4 cilindros de tração traseira - turbo alimentado
 Potência de 225 cv
 Peso 1.350 kg
 Comprimento 4.591 metros
 Largura 1.770 metros

FICHA TÉCNICA
 Modelo baseado no CLA 45 Turbo Sport
 Motor 4 cilindros de tração traseira - turbo alimentado
 Potência de 360 cv
 Peso 1.350 kg
 Comprimento 4.591 metros
 Largura 1.770 metros

Confira o calendário da temporada, abaixo:

06 de Março -           Autódromo Internacional de Curitiba

22 de Maio -             Autódromo Internacional de Goiânia

26 de Junho -           Autódromo Internacional de Tarumã

17 de julho -             Autódromo Internacional de Cascavel

11 de Setembro -     Autódromo José Carlos Pace 

06 de Novembro -    Autódromo Internacional de Goiânia

20 de Novembro -    Circuito dos Cristais - Curvelo

11 de Dezembro -    Autódromo José Carlos Pace


Fonte: Stockcar.com / mbchallenge.com

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