WRC
FIA WORLD RALLY
CHAPIONSHIP
Campeonato Mundial de Rali (World Rally Championship, WRC) é uma série de rali organizada pela FIA disputado nos quatro cantos do planeta, em diversos tipos de terreno (asfalto, terra, neve, lama) e nos mais diversos cenários (desertos escaldantes, planicíes geladas, montanhas escarpadas). Culminando em um campeão de piloto e fabricante vencedor.
O campeonato começou com a temporada de 1973 que teve início no 42ème Rallye Automobile de Monte-Carlo em 19 de janeiro. A temporada teve 13 eventos (ou ralis/rallies), dos quais seis ainda fazem parte da programação do WRC: o Rali de Monte Carlo, Rali da Suécia, Rali da Acrópole (na Grécia), Rali da Finlândia (conhecida também como Rali dos 1000 lagos), Rali da Grã-Bretanha (disputada no País de Gales) e Rali da Córsega. Os eventos em terreno de cascalho formam a maioria das provas desde aquela época.
A terceira geração do Opel Kadett foi posta nos ralis em 1975, com o modelo esportivo GT/E. Com um motor de 1.897cc com injeção Bosch e 270 HP.
Ao acompanhar o WRC existem 3 categorias de suporte:
O Junior World Rally Championship (JWRC, anteriormente a Academia WRC).
World Rally Championship 2 (WRC-2, ex-Super 2000 World Rally Championship).
E o World Rally Championship 3 (WRC-3, antes do Campeonato do Mundo de Ralis de Produção) que são disputadas nos mesmos eventos e palcos que o WRC, mas com diferentes regulamentos. Os carros de produção, super 2000 e participantes juniores partem para as classificativas após os pilotos do WRC.


O campeonato caracteriza-se atualmente por 12 ralis e carros 1.6 L turbo com tração nas quatro rodas construídos de acordo com as especificações World Rally Car correndo em asfalto, cascalho e neve.

A Suzuki passou a participar em 2008 usando o Suzuki SX4. Em 2009, em virtude da crise financeira mundial, as equipes oficiais das montadoras japonesas Suzuki e Subaru deixaram o campeonato.A pontuação de pilotos e construtores é separada, mas baseada no mesmo sistema de pontos.
O campeonato era antigamente disputado por carros do Grupo A (restringidos em termos de potência, peso, tecnologia e custo total) e do Grupo B (carros com poucas restrições). Porém, por causa da grande potência, falta de confiabilidade e acidentes fatais na temporada 1986, o Grupo B foi permanentemente banido.
Audi Quattro do Grupo B
Posteriormente, em 1997, as regras do Grupo A evoluíram para as especificações World Rally Car, para facilitar o desenvolvimento de novos carros e estimular a entrada de outros fabricantes na competição.
Fonte: WIKIPEDIA / WRC.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário