sábado, 13 de fevereiro de 2016

CAMPEONATO DE JET SKI


ADRENALINA OU PRAZER NA ÁGUA

  O primeiro Jet Ski do mundo foi concebido pela Kawasaki Motors do Japão. Um dos diretores da empresa solicitou ao departamento de desenvolvimento de produtos que criasse um "brinquedo" a motor para ser oferecido de presente aos melhores clientes de seu estaleiro.

  Há mais de duas décadas, as pessoas que estavam envolvidas com o Jet Ski, ou seja , pessoas que possuíam as moto-aquáticas, decidiram promover pequenas corridas e gincanas, que acabaram por ser apoiadas pela própria Kawasaki, já que àquela época somente ela fabricava Jet Skis.
  Assim, criou-se também a Associação Internacional de Jet Ski (International Jet Ski Boating   Association - IJSBA), que passou a cuidar dos interesses das pessoas que possuíam Jet Skis e a promover as competições.
  Anos mais tarde, com a entrada de novos fabricantes no mercado,  Bombardier e a Yamaha, a IJSBA viu-se obrigada a também abrir a  Associação à outras marcas, e assim passou a se chamar Internacional Jet Sports Boating Association.

  A sigla IJSBA continuou a mesma, porém a Associação passava a cuidar dos interesses dos competidores e adeptos de moto-aquáticas de qualquer marca e modelo.
  A IJSBA atualmente conta com mais de 30 países filiados que divulgam e promovem a modalidade esportiva dentro de normas e regras internacionais e uniformes.


Os campeonatos oficiais são:

Circuito Fechado

  Provas realizada em uma raia similar a uma pista de corrida demarcada por bóias nas cores vermelhas (curvas à esquerda) e amarelas (curvas à direita).
  A largada para estas provas é dada simultaneamente, quando os pilotos ficam alinhados lado a lado, quando é disparado o "elastarter". Daí para frente e habilidade pura, e vence o piloto que cumprir em primeiro lugar o número de voltas pré-estabelecidas. Para cada categoria são disputadas duas baterias de aproximadamente 12 minutos.
 O número de voltas no circuito é determinado pela direção de prova, levando-se em consideração o nível técnico dos pilotos de cada categoria. Todas as categorias disputam duas baterias por etapa. O resultado de etapa é dado pela somatória das duas baterias.
  Existem diferentes categorias de circuito fechado em função do tipo de embarcação, de suas características físicas e técnicas, além da cilindrada do motor. Os Jet Skis existentes no mercado são então separados em categorias dependendo da potência do motor, do primeiro ao décimo sexto pontuam. 

Divisão Ski:

  Ski Stock: Categoria destinada a pilotos que estão iniciando na modalidade esportiva, ou que desejam participar das competições com Jet Ski originais,"stand up"(em pé) que possuem o braço móvel.


  Ski Limited: Destinada a pilotos que tem Jets do tipo "stand up" até 800 cilindradas, o que significa que os motores desta categoria podem sofrer modificações limitadas, de acordo com o regulamento.
 Ski Superstock: Destinada a pilotos que tem Jets do tipo"stand up" e com ótimo nível técnico. Os Jets inscritos nesta categoria podem ter os motores ilimitadamente preparados até 800 cilindradas.

Divisão Sport:

  Sport Stock: Nesta categoria apenas participam Jets do tipo Wave Blaster ou HX que devem ser totalmente originais de fábrica.
  Sport Limited: Categoria destinada a pilotos que tenha Jet Skis do tipo Wave Blaster ou HX, sendo que os motores podem sofre alterações limitadas até atingirem 800 cilindradas.
  Sport Superstock: É uma categoria intermediária, entre a Stock e Limited e Sport Modified. Nesta categoria tem que ter experiência e pode trabalhar o Jet Ski ilimitadamente, para obter maior velocidade.

Divisão Runabout:

  Runabout 800/1200 Stock: Destinadas a pilotos que possuem Jet Skis totalmente originais como fornecida pelo fabricante, e que já possuem experiência suficiente para não serem considerados como novatos.
  Runabout 800 Limited: Nesta categoria os motores podem sofrer modificações limitadas e podem ter no máximo 800 cilindradas.
 Runabout 800/ 1200 Superstock: Destinadas a Jets com 800/1200 cilindradas. Nesta categoria o piloto tem que ter experiência e pode trabalhar o Jet ilimitadamente, para obter uma maior velocidade.


Freestyle (estilo livre)

  Na categoria Freestyle, os pilotos se apresentam individualmente, tendo 02 minutos para demonstrar suas habilidades, manobras, etc., quando um corpo de jurados determina notas de zero à dez para cada apresentação.O piloto inscrito neste categoria pode utilizar qualquer tipo de Jet Ski com qualquer cilindrada.
  A categoria é dividida em Freestyle Estreantes, para pilotos iniciantes, Experts, para pilotos com uma maior habilidade em manobras e Profissional para pilotos muito experientes.
  Slalon (prova contra o relógio)
Um circuito de bóias em zigue-zague é montado em um raia à parte do circuito fechado. O slalom é uma prova contra o relógio, onde o piloto tem que realizar o circuito (ida e volta) no menor tempo possível.

  Endurance (prova de longa duração)
 O Endurance é uma competição de longa duração. Os pilotos participam em duplas, sempre como o mesmo Jet Ski, podendo realizar quantas paradas forem necessárias, para abastecimento, reparos e troca de pilotos.
 Os jets inscritos devem ser da classe Runabout. O Endurance é a competição ideal para aqueles amantes da modalidade que gostam de adrenalina, mas não se aventuram em competições de circuito fechado.
  Para quem quiser competir e  é menor de 18 anos, porém maior de 16 anos e deseja se inscrever nas competições entre em contato conosco. Se você já é habilitado pela Marinha, basta se filiar, se inscrever na próxima corrida.

Documentos pessoais necessários para inscrição em competições:
Habilitação da Marinha
Carteira de Filiado à BJSA
Carteira de identidade
CPF
Documentos da Embarcação
Registro da Embarcação na Marinha
Seguro Obrigatório

Fonte: jetski.com

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