WEATHER TECH ... IMSA
O Campeonato United SportsCar Championship ocorre desde 2014, organizado pela International Motor Sports Association (IMSA), na América do Norte. Surgiu a partir da fusão da American Le Mans Series e Grand-Am Rolex Sports Car Series, campeonatos que coexistiam desde 1999. Consiste na disputa entre protótipos e carros de grande porte.
Inicialmente foi denominado United Campeonato Sportscar. O evento é o maior deste modelo no continente americano, e inclui outros campeonatos endurance, como as 24 Horas de Daytona , as 12 Horas de Sebring e Petit Le Mans, por exemplo. De acordo com Rodrigo Mattar “Com a nova denominação, o WeatherTech SportsCar Championship (...) haverão 12 eventos e desta vez a categoria principal – a Prototype – terá menos corridas que as demais classes, Prototype Challenge, GTLM e GTD: dez contra onze das demais.”
O principal tipo de protótipos desportivos, combina as classes LMP2 da ALMS e Daytona Prototypes da Série Rolex, enquanto que permite a participação DeltaWing . A classe Protótipo Desafio das ALMS continua independentemente. A classe GT da ALMS GT foi renomeado Le Mans, enquanto a classe GT Desafio das ALMS e GT e GX Series Rolex juntaram sob o nome GT Daytona.
A única classe ausente é a LMP1, que já foi a principal classe dos ALMS. As 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance, que mudou suas regras em 2014, para incentivar o desenvolvimento de tecnologias ambientalmente amigáveis, como híbridos combustíveis e alternativas, foi considerado demasiado caro para o torneio americano. Ainda, os organizadores do campeonato buscaram um acordo com a Automobile Club de l'Ouest e da Federação Internacional de Automobilismo, responsável pelas 24 Horas de Le Mans e o Campeonato Mundial de Endurance, de forma que os protótipos do novo evento, pudessem competir na corrida através de um regulamento comum, em 2017.
ASPECTOS TÉCNICOS:
Na parte mecânica, alguns dos parâmetros do motor são conhecidos. A meta de 600hp é o objetivo e representaria um aumento significativo de potencia.
Uma grande variedade de motores pode ser aceita, turbos, aspirados das mais diversas configurações. Com deslocamento de 535 milímetros (quatro cilindros) a 685 milímetros (V8), largura de 370 milímetros (quatro cilindros) a 890 milímetros (V10), altura de 500 milímetros (quatro cilindros) a 752 milímetros (V8),” e “altura de 77,5 milímetros (V8) para 120 milímetros (V8).
Haverão limitações de peso, sendo: a) motores de 4 e 6 cilindros a serem definidos; b) V8s (150-180kg) e V10 (260 kg); c) os V12s, como os encontrados no Aston Martin Vantage, rotativos ou diesel não serão aceitos. Já o Turbocharging é apenas mencionado como opções para motores de 4 e 6 cilindros.
Deslocamentos máximos dos motores também estão definidos:
- Um limite para 2.5L turbo para 4 cilindros;
- 4.5L limite para turbos de 6 cilindros;
- 6.2L limite para V8s;
- 5.2L para V10s.
Com base em últimos dois limites, Chevy LS3 V8 e o motor V10 da Audipodem ter limites de 6.2L e 5.2L respectivamente. Motores baseados em unidade de produção em serie serão permitidos. Unidades sob medida estão sob análise da IMSA.
CATEGORIAS:
Categoria Protótipos (P), que inclui veículos do tipo Le Mans Prototype (LMP), o Daytona Prototype (DP), e DeltaWing.
A categoria Protótipo Challenge (PC), continua a serem os mesmos carros da American Le Mans Series e as mesmas especificações, utilizando os chassis Oreca e o motor Corvette.
A categoria de Gran Turismo (GT), que abrange diferentes veículos de GT na ALMS e Grand-Am em uma divisão, e eles terão permissão para lutar pelo campeonato, será:
GT Le Mans (GTLM), abrange carros como corridas Gran Turismo na American Le Mans Series e em conformidade com as regras de Gran Turismo do Automobile Club de l'Ouest e da Federação Internacional de Automobilismo .
GT Daytona (GTD), cujas especificações são as mesmas usadas na série do carro Rolex Sports e do American Le Mans Series (neste caso a união de osdois regulamentos, as especificações alterado, adequado, os resultados de ambas as séries).
CALENDÁRIO 2016:
30-31 de janeiro – 24 Horas de Daytona (*)
19 de março – 12 Horas de Sebring (*)
16 de abril – GP de Long Beach (classes P, PC e GTLM)
1º de maio – Mazda Raceway
4 de junho – Detroit Belle Isle (classes P, PC e GTD)
3 de julho – 6 Horas de Watkins Glen (*)
10 de julho – Canadian Tire Motorsport Park
23 de julho – Lime Rock Park (classes PC, GTLM e GTD)
7 de agosto – Road America
21 de agosto – Virginia International Raceway (classes GTLM e GTD)
17 de setembro – COTA Austin
1º de outubro – Petit Le Mans (*)
(*) Etapas do Tequila Patrón North American Endurance Challenge
Fontes: Grande Prêmio / IMSA / Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário