domingo, 12 de junho de 2016

OS MOTORES DE TRÊS CILINDROS



TRÊS CILINDROS são mais eficientes?


  Desde que mantida a mesma capacidade cúbica, o três-cilindros gasta menos combustível por causa do atrito reduzido, causado pelo menor número de peças. O atrito entre pistão e camisa de cilindro representa a maior perda mecânica dentro do motor. Estima-se que, em relação ao motor de quatro cilindros, a perda de um cilindro represente uma perda por atrito 15% menor. As massas móveis dos tricilíndricos também são reduzidas, produzindo menos inércia.

   Com menos cilindros, também podem ser reduzidos o tamanho e o peso das outras partes do motor, como bloco, cabeçote, comando de válvulas e virabrequim. Outro efeito do cilindro a menos é uma menor geração de calor, o que implica em menos energia dissipada. Tudo isso resulta não apenas em consumo inferior, mas também melhor torque em baixas rotações e respostas mais rápidas

   Até o fim de 2016, os carros com motores 1.0 tricilíndricos serão maioria no Brasil no segmento de compactos. Hoje, já representam pouco mais de 40% dos modelos à venda.
A tecnologia conhecida como ‘downsizing’ – propulsores menores e mais eficientes – é bastante difundida em mercados da Europa, além de Japão e Estados Unidos. Com ela, é possível obter maior desempenho e menor consumo e emissão de poluentes que as versões 1.0 com 4 cilindros.

fonte:autoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário